Editorial em português

Authors

  • José António C. Santos ESGHT/Universidade do Algarve

Abstract

EDITORIAL (em português)
Até ao Nº 6 a nossa revista publicava um volume anual com artigos em inglês, espanhol e português. Desde dezembro de 2011, contudo, o Conselho Editorial, tentando dar resposta a um número crescente de submissões de artigos, que anualmente se aproximam das duas centenas, decidiu introduzir uma maior especialização linguística, passando a publicar anualmente um número em inglês e outro em espanhol e português. Consequentemente, o Nº 7 já saiu inteiramente em inglês e o presente Nº 8 é publicado em português e espanhol. A atual política editorial tenta, assim, conciliar duas realidades de índole linguística, decorrentes da evolução histórica e da globalização: por um lado, o facto de a língua inglesa ser atualmente a mais importante língua utilizada na produção e divulgação científica a nível mundial; por outro, a importância crescente das línguas espanhola e portuguesa no mundo, contanto respetivamente com cerca de 450 e 220 milhões de falantes nativos. Interessa portanto fazer corresponder a importância, em termos demográficos e culturais destas duas línguas ibéricas também no plano científico. Muito está sendo feito, sendo elevadíssimo o número de revistas científicas nestas duas línguas, especialmente na América Latina. No caso da língua portuguesa, a sua importância atual, assim como o elevado potencial de desenvolvimento futuro prende-se sobretudo com o fenómeno relativamente recente de afirmação do Brasil como potência económica emergente, facto que tem, consequentemente, a sua correspondência num extraordinário aumento da produção científica em língua portuguesa. É nosso objetivo aumentar a publicação de artigos científicos com origem no Brasil. Relativamente à língua espanhola é de realçar, desde o início, a grande ligação por parte de investigadores espanhóis ao nosso projeto editorial, através da sua participação nos conselhos Editorial e Científico da revista, assim como o aumento constante da sua submissão de artigos, sobretudo em espanhol, mas também em inglês.
A maioria dos artigos publicados neste número provém de eventos científicos organizados ou patrocinados pela revista Tourism & Management Studies (TMS), nomeadamente a TMS International Conference on Tourism & Management Studies – Algarve 2011, que se realizou em Olhão e o XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial (2011), que se realizou em Évora. Presentemente a revista Tourism & Management Studies está a organizar a TMS Management Studies International Conference – Algarve 2012, a qual registou submissões de mais de 600 autores de cerca de 30 países. Foram e estão assim criadas as condições para:
1º Lançamento e afirmação de uma marca própria, Tourism & Management Studies (TMS), nascida no seio da Universidade do Algarve, intimamente ligada à investigação científica e à divulgação do conhecimento em duas grandes áreas: o Turismo e a Gestão;
2º Implementação de uma dinâmica de realização, conjuntamente com a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, de uma conferência anual de referência na sua área, com alternância bianual entre Turismo e Gestão, ou seja, em 2011 foi Turismo, em 2012 é Gestão, em 2013 será Turismo, 2014 Gestão e assim sucessivamente.
Tal como é habitual, o presente número encontra-se estruturado de acordo com as duas áreas da revista. Assim, na área do Turismo realçamos as seguintes temáticas: gestão de crises para desastres no turismo, os parques naturais em destinos maduros, os recursos humanos qualificados no turismo, a planificação turística (2 artigos), a questão da segurança no turismo, a imagem do destino turístico, turismo e gastronomia e informação turística.
Já na área da Gestão foram selecionadas as seguintes temáticas: práticas de custeio e controlo de gestão no setor hoteleiro, a tributação das agências de viagens, a criação de empresas, a administração inteligente, o protocolo familiar e seus instrumentos nas empresas familiares, a tributação de pequenas entidades e gestão da saúde através de uma análise das listas de espera por cirurgia.
Esperando ir ao encontro tanto das aspirações e interesses dos autores, através da divulgação dos seus trabalhos numa revista dinâmica e prestigiada, como das expetativas dos leitores, a todos desejamos boas leituras!
José António C. Santos
(Editor Executivo)

Author Biography

  • José António C. Santos, ESGHT/Universidade do Algarve
    PhD, Adjunct Professor, ESGHT/University of Algarve Web Manager of the Journal Encontros Científicos - Tourism & Management Studies  Director of the undergraduate Course in Hotelmanagement, ESGHT/University of Algarve

Downloads

Published

21.08.2012

Issue

Section

Editorial in Portuguese

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>